06/03/2018 - BALANÇO DE ATENDIMENTOS 2017

Foram atendidas 16.566 pessoas, sendo que 13.456 tiveram suas reclamações resolvidas sem abertura de processos, com utilização de ligações telefônicas, ou até mesmo com a ida de um atendente do órgão diretamente ao estabelecimento comercial para solucionar as pendências, o que representa um INDICE DE RESOLUÇÃO superior a 81% (oitenta e um por cento) dos atendimentos.

Outras 3.019 pessoas tiveram orientações para os problemas apresentados, sendo que muitas dessas pessoas procuraram o órgão de maneira preventiva, evitando ter problema maior.

Por fim, 91 processos administrativos foram abertos com o envio de notificações para os reclamados, o que representa menos de 0,55% no número total de atendimentos.

Do montante de atendimentos registrados no semestre, o maior número dos registros continua relacionado com TELEFONIA, com 12,10%, seguido de PRODUTOS COM DEFEITO, com 9,91%, CARTÃO DE CRÉDITO, com 7,38% e    CONTRATOS BANCÁRIOS, com 6,94%

Várias outras atividades foram desenvolvidas, como pesquisas de interesse da comunidade (material escolar, ovos de páscoa...), ações externas ao órgão (informações e educação para o consumo), divulgação de informações junto à imprensa e treinamento e capacitação dos servidores do órgão.

 

EVOLUÇÃO ATENDIMENTOS 2014 A 2017

 

2014

2015

2016

2017

Número de Atendimentos

16398

16520

16308

16566

Resolvidos no PROCON

12650

13201

13035

13546

Processos Abertos

282

97

85

91

Índice de Resolução

77%

80%

80%

81%

 

RANKING RECLAMAÇÕES 2017

Telefonia

2005

Produto com defeito

1643

Cartão de Crédito

1222

Contratos Bancários

1149